terça-feira, 3 de junho de 2014

Dúvidas sobre Pilates?? Marina Vidotti esclarece tudinho!!

Boooooom dia fashionistas!! 
Começando nossa terça-feira com um super post, pra quem ainda não conhece bom o tal do Pilates!!

Selecionei algumas das dúvidas mais frequentes sobre o Pilates, e escolhi uma profissional da área que arraaaasa, pra eliminar todas as duvidas e mostrar os benefícios  dessa atividade física que tem encantado cada dia mais, e não só a mulherada, com seus ótimos resultados!!! A Marina Vidotti, 24 anos, que se encaminha para o ultimo semestre do curso de Fisioterapia, é a profissional suuuuuper top dessa área que vai  nos contar um pouco sobre a atividade do momento!!
Bora dar uma olhadinha???



1-  Há quanto tempo dá aula de pilates? Em qual studio?
Realizei o curso de pilates em 2013 e comecei a dar as aulas em setembro, estou simplesmente apaixonada por essa área.

2- O que é Pilates?
Pilates é um método de condicionamento físico criado por Joseph Pilates na Alemanha na década de 1920. É um sistema composto por mais de 500 exercícios que trabalham o corpo e a mente, utiliza alguns princípios específicos do Método Pilates e equipamentos diferenc1iados que possuem molas como progressão de carga, fazendo com que os exercícios sejam trabalhados de forma contínua e suave. Os exercícios dão ênfase no fortalecimento, alongamento, na estabilização da coluna vertebral, melhora da postura e no controle geral do corpo. Os princípios ensinados no Método Pilates são de fundamental importância para a boa execução dos exercícios e esses princípios naturalmente acabam sendo levados para o nosso cotidiano, melhorando a condição de vida de forma geral para as atividades diárias.
O foco do método é a qualidade dos movimentos e não a quantidade, o que faz o aluno sentir-se revigorado na prática do Pilates. A base é o Powerhouse, em que músculos do abdome, região lombar, quadris e glúteos permanecem contraídos durante a execução dos movimentos, dando sustentação para o corpo todo, inclusive impedindo lesões. 

3- Quais profissionais que podem dar aulas de Pilates?
No Brasil o método é aplicado por Fisioterapeutas e Educadores físicos, estes profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios. A grande diferença entre os profissionais é que apenas o Fisioterapeuta tem conhecimento profundo sobe o corpo humano e também sobre as patologias que nos acometem, dessa forma, para pacientes com problemas posturais, coluna, dores, o mais indicado seria aulas com Fisioterapeutas.

4- O Pilates emagrece?
O Pilates também ajuda no emagrecimento , pois toda atividade física proporciona uma queima calórica maior que o normal. O método age no emagrecimento de algumas maneira,como:
- Ao tonificar a musculatura de todo o corpo, o metabolismo é acelerado pois o músculo necessita de mais energia para mantê-los, o que aumenta a queima de calorias em repouso.
- Queima calorias
- Define e modela os grandes músculos do corpo.
-Por melhorar a postura, cria um corpo mais alongado, apresentando uma forma mais magra.

Assim como todas as outras atividades, o ideal é fazer um controle alimentar associado.

5- De que forma o Pilates atua na melhoria da postura corporal?
Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural, que é adquirido pelo trabalho consciente do Powerhouse e da musculatura das costas, somados ao ganho de força, flexibilidade e princípios do Método, a pessoa vai criando uma maior consciência corporal e seu corpo vai sendo alinhado progressivamente. Além disso, o terapeuta tem papel fundamental na melhora da postura, pois este fica durante todo o tempo de aula ao lado e corrigindo as posturas inadequadas do paciente, até que o corpo entenda que a postura correta é a melhor posição.
Assim, dores no corpo que são muitas vezes causadas por má postura melhoram ou até desaparecem com a prática do Pilates.

6- O Pilates é indicado para atletas?
Sim, o Pilates é um importante método de prevenção de lesões e condicionamento físico. Com base nos seus princípios e na técnica, o Método atua melhorando o desempenho esportivo, pois aumenta o controle motor (o músculo responde melhor e mais rápido aos comandos do cérebro), dando maior precisão nos movimentos do atleta, gerando movimentos corretos, melhora nos resultados, com significante diminuição na quantidade de lesões de atletas e acelerando a recuperação em pacientes lesados.
Para os atletas é de fundamental importância o fortalecimento do CORE (conjunto de músculos profundos abdominais e dorsais com função estabilizadora ou PowerHouse), pois ele é responsável pela manutenção do equilíbrio muscular e postural durante a prática dos atletas.
É indicado e traz benefícios para todos os tipos e níveis de atletas, seja no futebol, basquete, corrida, etc.

7- Há contra-indicação para se fazer Pilates?
Não há contra-indicações para a prática do Pilates. O Método Pilates sempre se adapta ao aluno e a sua necessidade, por isso, qualquer pessoa, de qualquer idade e em qualquer condição física pode praticá-lo.
As pessoas com problemas cardíacos devem estar controladas e com autorização médica, sempre respeitando a quantidade de batimentos cardíacos submáxima dos pacientes. Para diabéticos os exercícios são excelentes e fundamentais para um bom controle da glicemia.

8- Quais os benefícios do Pilates?
Os benefícios do Pilates são fantásticos, vamos conferir: Melhora da postura, alívio de dores (principalmente nas costas), aumento da força e resistência muscular, promoção do equilíbrio (prevenindo quedas), ajuda a prevenir e melhorar a incontinência urinária, melhora a respiração e o auto controle, ajuda na recuperação de lesões, evita lesões recorrente, promove boa forma física e flexibilidade.

9- Quantas vezes por semana deve ser praticado?
Não há uma regra, mas costumamos dizer que 1 vez por semana é melhor do que nenhuma e que 2 vezes por semana é muito melhor que uma. Se tiver disponibilidade, 3 vezes por semana é excelente pois assim consegue estimular o seu corpo com uma boa frequência.













E aí, estão esperando o que pra deixar o corpitxo em forma com o Pilates?? Essa atividade física é cheia de benefícios, e super recomendada!!!! 

Uma ótima semanaa!!!
Beeeijos






Nenhum comentário:

Postar um comentário